Abre aqui o edital permanente de seleção de projetos musicais para o Sessões Justo. As Sessões Justo são apresentações musicais no Bar Justo, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre no Viaduto Otávio Rocha. Cada apresentação gera um material audiovisual que é disponibilizado no canal do Youtube do Justo. Serão selecionados neste edital projetos de qualquer estilo musical, desde que tenham o mínimo de requisitos para serem considerados sólidos, de todo o globo terrestre, que aceitem e cumpram os critérios de inscrição. O edital receberá inscrições permanentes e a cada semestre serão divulgadas 6 bandas para se apresentarem 1 por mês na última segunda-feira do mês.

O que o projeto oferece:

Vídeo

Material em vídeo com 3 músicas e 1 entrevista Captados com 3 a 4 câmeras.

Som

Material sonoro captado em canais (de acordo com nossa capacidade técnica) e mixado de toda a apresentação.

Cachê

Cachê total para cada projeto de R$ 400,00

Alimentação

1 refeição e 2 bebidas por integrante do Projeto (musicistas, performers, 1 produtor, 1 roadie e 1 assistente)

Divulgação

Divulgação do projeto musical em todas as redes sociais do Justo e Parceiros.

Zapata In Concert

Possibilidade de escalação para ser uma das bandas do Zapata in Concert, festival anual que acontece na FarmHouse da Zapata - Cervejaria Rural.

Critérios para Inscrição

  • Repertório exclusivamente autoral;
  • Apresentação de no mínimo 40 e máximo 60 minutos;
  • No mínimo 1 ano de duração;
  • Ao menos um Disco, EP,  Single ou Vídeo lançado no último ano; 
  • Redes sociais ativas e com engajamento;
  • Rider técnico;
  • Mapa de palco;
  • Release;
  • Foto de divulgação de qualidade;

Curadoria

Para garantir a imparcialidade na seleção dos projetos contamos com uma curadoria com vasta experiência no mercado musical:

Clarissa Ferreira

É bacharela em violino, xucra cyborg, mestra e doutora etnomusicólogapesquisadora, professora e compositora do interior do rio grande do sul, Bagé. Musicista de formação violinística eurocêntrica que se desgarrou para buscar outras formas de compreender o instrumento. É criadora e autora do blog Gauchismo Líquido. Hoje atua no espetáculo “As Tubas” como musicista e produtora musical, no coletivo Tonuma, no projeto Desenhança e em duos com Tamiris Duarte, contrabaixo, e Renato Muller, acordeom. Em 2018 produziu o zine Poesia Xucra em parceria com a poeta Marília Kosby, homônima a performance apresentada na FestiPoa Literária e no Festival de Literatura de Paraty, FLIP. Em 2018 lançou o single ‘Manifesto líquido’. Produziu trilha sonora exclusiva para o filme “30 povos” lançado em 2019 pelo Canal Curta!. Atualmente, além de dedicar-se ao seu trabalho autoral “Pampa de Vênus”, ministra Oficinas de Composição para Mulheres – Oficina de Musas e Oficinas de Criação Musical, realiza masterclasses de violino popular e é uma das residentes do Projeto Concha/ Natura Musical. Em 2019 atuará como diretora musical dos espetáculos Pago Revisitado, Unimusica UFRGS e do projeto Sonora Brasil/ SESC nos show Líricas Sulinas.

Luiza Padilha

É tecnóloga em produção multimídia, produtora de conteúdo musical e capricorniana das águas. É um dos quatro elementos do podcast Bons Albo, idealizadora do Música com M de Mulher, integra o coletivo da Pedra Redonda, é colaboradora no blog musical Crush em Hi-Fi e voluntária nos projetos Girls Rock Camp Porto Alegre e Mulheres Amplificadas Porto Alegre.

Jack Garcia

É produtor cultural, reside em Porto Alegre e foi responsável por turnês de bandas nacionais e internacionais, em 2011 passou a gerenciar a produção executiva da Liga Produção Cultural, onde hoje é diretor e realizou trabalhos como produção executiva de turnês nacionais; shows; festivais no Brasil e no exterior e exposições de artes visuais. Também foi professor do curso de Gestão e Produção Cultural do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de 2017 / 2019 e pesquisa abordagens de marketing para concepção e criação de projetos inovadores com viés sociocultural.

Sobre apresentações e datas

As inscrições são permanentes mas para participar dos 6 primeiros meses de Sessões é necessário ficar atento à esse cronograma:

  • 28 de Agosto: Abertura das inscrições
  • 24 de Setembro: Prazo máximo para envio de material para essa leva.
  • 01 de Outubro: Final da avaliação dos curadores.
  • 07 de Outubro: Divulgação dos projetos selecionados.
  • 14 de Outubro: Início da divulgação do primeiro show.

As apresentações acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, pontualmente às 19h, com passagem de som das 14 às 17h. O projeto que não se apresentar na passagem de som terá sua apresentação cancelada.

  • 28 de Outubro de 2019
  • 25 de Novembro de 2019
  • 27 de Janeiro de 2020
  • 24 de Fevereiro de 2020
  • 30 de Março de 2020
  • 27 de Abril de 2020

Especificações Técnicas

A casa dispõe dos seguintes equipamentos de Backline, P.A. e Instrumentos:

  • Amplificador para contrabaixo Staner BS-150
  • Bateria Pearl Forum Series com bumbo, pedal simples, 2 tons, caixa, surdo, máquina de chipô, 3 pedestais para pratos e banqueta.
  • P.A. 300w 2 vias
  • Mesa de som (4 canais XLR com phantom e 2 RCA)

Os projetos selecionados devem trazer equipamentos específicos além dos que a casa dispõe como amplificadores de guitarra e instrumentos.

Parceiros e Apoiadores

As Sessões Justo só são possíveis por causa do apoio dessas marcas e pessoas:

A maior parte do projeto é financiado pelo apoio da Zapata e sua marca vai aparecer no fundo de palco e nos materiais de divulgação do projeto. Para atrair mais público haverá sempre promoção de chope no dia do evento.

A sonorização, captação e mixagem do áudio fica a cargo de André Paz que é compositor e produtor musical, já tendo trabalhado com artistas da cena independente da cidade de diversas gerações e estilos como Arthur de Faria, Raquel Leão, Trabalhos Espaciais Manuais, Grupo UPA! entre outros além de seus projetos autorais.

Dois sócios do Justo são músicos e sempre quiseram acolher e fomentar a produção musical da cidade. Para isso juntaram seus equipamentos e cederam para o projeto.

A produtora Intensa é responsável pelo material de vídeo e já acumula diversos projetos na área musical que podem ser vistos em inteeensa.com.br

Produtora audiovisual, Martina Mombelli é responsável por parte da fotografia das filmagens, é a idealizadora e realizadora do primeiro clipe do Brasil a ser lançado exclusivamente nos stories (Nessa Casa – Lítera), dirigiu a websérie “Além da arrebentação” e tem experiência em captação de shows ao vivo.

Envio de Material

Leu tudo? Concordou? Cumpre os requisitos?